Localizada em Caxias do Sul (RS), a FOCA iniciou suas atividades em 1997, com a produção e comercialização de catracas 4BR. Posteriormente, em 1999, aumentou sua linha de produtos, passando a fornecer catracas 3BR, bloqueios e torniquetes e, em junho de 2009, disponibilizou ao mercado elevadores para ônibus, atendendo às normas e necessidades voltadas à acessibilidade. Com experiência, alta tecnologia e qualidade certificada pela ISO 9001 e NORMAS NBR vigentes, a FOCA trabalha com a linha de transporte, produzindo catracas para ônibus e equipamentos para controle de acessos em estações de embarques de metrô, trem e BRT, com a linha de acesso-segurança, fabricando catracas, bloqueios e torniquetes para os mais diversos fluxos e circulação de pessoas, como centros comerciais, condomínios, academias, clubes e instituições de ensino, e com a linha de acessibilidade, produzindo elevadores destinados ao transporte coletivo de passageiros com mobilidade reduzida. Em 2013, a FOCA associou-se à companhia norte americana The Braun Corporation, líder mundial na fabricação de equipamentos para acessibilidade, que adquiriu 50% da participação societária da empresa caxiense. Esta é a segunda operação de expansão de linhas de produção da Braun fora dos Estados Unidos.

Com a aquisição, a Braun passa a fornecer tecnologia para incrementar a produção da Foca na área de elevadores para acessibilidade em ônibus, uma vez que, a partir de dezembro de 2014, será obrigatório que toda a frota de transporte público urbano nacional conte com equipamentos voltados a passageiros com mobilidade reduzida. Há mais de 40 anos no mercado, The Braun Corporation é a líder mundial na fabricação de veículos adaptados para cadeirantes e elevadores na indústria de mobilidade. Com 900 colaboradores na fábrica norte-americana e 120 na planta europeia, a empresa fornece uma linha completa de produtos voltados à acessibilidade no transporte urbano, intermunicipal e rodoviário, incluindo ônibus, vans e táxis. A empresa foi fundada por Ralph Braun, quem, por necessidade, desenvolveu a primeira cadeira de rodas motorizada em 1972. Hoje, a Braun fornece seus produtos para mais de 30 países, sendo internacionalmente reconhecida na indústria da mobilidade por oportunizar independência a milhões de pessoas. A preocupação da FOCA BRAUN, além de garantir total qualidade nos produtos que fabrica, é facilitar ao máximo a rotina das pessoas. E é por isso que trabalha diariamente, sem medir esforços para oferecer ao mercado sempre o melhor.

  • Missão

    Produzir, de forma sustentável, equipamentos seguros e eficientes para organizar e facilitar a mobilidade humana e o fluxo de pessoas em ambientes públicos e privados, buscando a satisfação de nossos clientes e parceiros do negócio, o crescimento de nossos profissionais, o retorno aos sócios, o respeito à sociedade e a perpetuação da empresa.

  • Visão

    Ser uma empresa de referência mundial no mercado de mobilidade humana e fluxo de pessoas, preferida pelos clientes e respeitada pela sociedade.

  • Valores

    • Ética em todas as relações
    • Responsabilidade Social
    • Respeito aos parceiros do negócio
    • Estímulo à parceria
    • Retorno para nossos profissionais e sócios
    • Inovação constante
    • Lucro consciente

Nossa História

  • Localizada em Caxias do Sul (RS), a FOCA iniciou suas atividades em 1996, com a produção e comercialização de catracas 4BR.

  • Em 1999, aumentou sua linha de produtos, passando a fornecer catracas 3BR, bloqueios e torniquetes.

  • Em junho de 2009, A Foca Braun disponibilizou ao mercado elevadores pneumáticos para ônibus, atendendo às normas e necessidades voltadas à acessibilidade, no mesmo periodo obteve a certificação ISO 9001:2008.

  • Em 2010 conquista-se as primeiras 1.000 unidades de Elevadores de Escada, o primeiro elevador certificado no INMETRO – Modelo SA-101 Pneumático. Fechando o ano  com 2.500 unidades de Elevadores vendidas desde o lançamento em 2009.

  • Em 2011 conquistou o marco de 5.000 unidades de Elevadores vendidas desde o lançamento em 2009, ampliando seu mix de produtos com o modelo de elevador automático pneumatico (AT 300).

  • Em 2012 alcançou o numero de 10.000 unidades vendidas.

  •  Em setembro de 2013, acontece a Fusão com a empresa americana BraunAbility, líder mundial na fabricação de equipamentos para acessibilidade, sendo 50/50 entre Família Stumpf e BraunAbility. Em 2013 também, marca o início de entrega de produtos para a Copa do Mundo FIFA e também para as obras de modernização das estações de BRT.

  • Com a aquisição, a Braun passa a fornecer tecnologia para incrementar a produção da Foca na área de elevadores para acessibilidade em ônibus, uma vez que, a partir de dezembro de 2014, tornou-se obrigatório que toda a frota de transporte público urbano nacional conte com equipamentos voltados a passageiros com mobilidade reduzida.

    Nesse ano completa-se 15.000 unidades de Elevadores vendidas;
    Venda dos primeiros elevadores DPA Importados, fabricados pela BraunAbility no mercado brasileiro;
    Vários novos BRT contam com soluções FOCA;
    Com a fusão com a BraunAbility, a Foca lança seu primeiro elevador de escada HIDRÁULICO SEMIAUTOMÁTICO modelo SL-SAH;
    Primeira Exportação de Elevadores de Escada.

  • Aumentando a linha de elevadores de escada HIDRÁULICOS, a Foca lança seu modelo automático modelo SL-ATH em substituição ao modelo AT-300. O ano contempla também o lançamento do elevador Modelo One-Arm, conceito novo para uso em ônibus urbanos para uso dentro dos bagageiros.

  • Atingi-se a marca 750 unidades vendidas do elevador Modelo One-Arm sendo amplamente divulgado e utilizado durante as Paraolimpíadas por seus atributos, além de totalizar 20.000 unidades de Elevadores vendidas desde o lançamento em 2009.

    BraunAbility é adquirida pelo grupo AB Investor.

  • Dentre os prinicipais eventos ocorridos do ano de 2017 para Foca Braun, destaca-se:

    Entrega de mais de 100 gabinetes para o Metrô de São Paulo em parceria com a Indra da Espanha;
    Inicio da parceria com a empresa AutoAdapt, também do grupo e instalada na Suécia;
    Lançamento do projeto Pé na Estrada – Showroom itinerante instalado em uma Van para apresentação dos produtos no Brasil e América Latina;
    Foca recebe a certificação EMC para fornecimento para o mercado Europeu;
    Importação de diversos produtos da AutoAdapt para estudo de produção no Brasil para atender ao mercado da América Latina;
    Foca ultrapassa a casa dos R$ 40MM Anuais de faturamento.

  • Com uma perfomance que garantiu a marca de 30.000 Elevadores vendidos desde o lançamento em 2009 a Foca Braun recebe a certificação ISO 9001-2015. 

    O ano contempla a troca da razão social para FOCA-BRAUN MOBILIDADE INTELIGENTE LTDA, utilizando as marcas FOCA para Catracas e Acessos e a marca BraunAbility para Elevadores e o lançamento do primeiro modelo de Dispositivo de Poltrona Móvel – DPM Escolar – Para o projeto caminhos da Escola.

Conheça as empresas do grupo

Nossa Localização

Conheça Nossos Produtos

Conheça os produtos da Foca Braun para o seu mercado.

Acesse os Produtos